Preparação e Educação para o Nascimento

O início da vida começa quando um casal se une e dessa ligação brota no ventre da mulher um novo ser, que é amado desde o dia em que é percebido pelos seus progenitores. As dúvidas surgem e talvez por isso, aqui estamos nós... Estimulopraxis - Telheiras Tel. 21 7104130 Zuddhakidz - Lumiar Tel. 916 292 881

terça-feira

Em que influênciam as primeiras Aprendizagens?

Aprender é conduzir a criança de um patamar de ignorância ou pouco saber para um conhecimento aumentado. O motor do desenvolvimento humano é o relacionamento com os outros, que surge ainda no meio intra-uterino.
O primeiro aprender consiste no agarrar afectuoso do bebé pela sua mãe e desta pelo seu bebé, que representa uma paixão sentida por ambos, que dá ímpeto para a avidez do conhecimento que a criança virá a mostrar.
O bebé possui representações fundadoras do seu corpo e do que sente, mas é a mãe que funciona como matriz organizadora exterior fornecendo-lhe representações ou saberes fundadores que iram servir de base para os futuros saberes. O bebé necessita inicialmente que o seu corpo e o seu sistema nervoso estejam capacitados, cabendo à mãe promover esse desenvolvimento, através do acolhimento, suporte, contenção e estimulação, mas a criança necessita também de calma e segurança para se poder organizar.
Com o crescimento, a criança vai fazendo aquisições que conduzem ao seu desenvolvimento. A díade mãe-bebé aprendem pela brincadeira, pelo entendimento fácil, onde um inicia e o outro repete, mas acrescenta qualquer coisa aumentando a sua complexidade.
Ao ¾ meses, o bebé vai dirigindo o seu interesse por outros objectos de fascínio sem ser a mãe, mas é esta que facilita a apropriação por parte da criança desses objectos. Desta forma, o bebé vai criando um espaço psíquico próprio, que o permite adquirir capacidade de descobrir e pensar por si.
Começa a distinguir, o pai da mãe e posteriormente diferencia sexos e sentimentos.
Surge a simbolização, que permite através do jogo e da brincadeira, construir diferentes perspectivas do mundo e colocar perguntas.
Ao contrário do que muitas vezes pensado, não é a necessidade, mas o prazer e a vontade de desvendar segredos e descobrir tesouros, que funcionam como propulsor de saber, ao nível do prazer de brincar e do saber a sério.
O bebé necessita de adquirir os saberes fundadores para posteriormente ir adquirindo os saberes mais complexos, como é o caso dos saberes escolares e relacionais. Se a criança apresenta falhas a estes níveis, verifica-se muitas vezes também falhas nos saberes fundadores, essencialmente devido às matrizes organizadoras (suporte, acolhimento, contenção, segurança e organização) não fornecidas eficazmente pela mãe.
O bebé tem de aprender a lidar com as frustrações, que só se consegue de acordo com as relações de entendimento que vai construindo ao longo do seu desenvolvimento, atingindo a criança elevados patamares de confiança. Não existe desenvolvimento sem crises e sem ir encontrando soluções para os problemas que surgem.Resumindo, a criança precisa de estar próxima da mãe, emaravilhar-se por ela, apaixonar-se pelo mundo, descobrir o prazer de tocar, mexer, atirar, descobrir o seu corpo e o dos outros, descobrir a alegria, descobrir que aquilo que deixou de ver ou de ouvir não deixou de existir (permanência do objecto, por volta dos 9 meses), sentir-se seguro e confiante, descobrir a eficácia e o prazer de comunicar, inicialmente através da mímica e dos sons e posteriormente da linguagem verbal e escrita. No fundo, precisa de aprender como é bom saber sempre mais.

Rute Borges

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