Para quê e como?
O meu Artigo do megabebés:
O início da vida começa quando um casal se une e dessa ligação brota no ventre da mulher um novo ser, que é amado desde o dia em que é percebido pelos seus progenitores. Cada dia do crescimento do embrião surge, na cabeça dos pais, uma infinidade de dúvidas e receios:
Será que vou aguentar a dor?
Será que vamos saber cuidar do nosso filho?
E se o nosso bebé chorar como é que vamos saber qual a atitude correcta a tomar?
Será que vou ter leite?
Será que o meu leite é bom?
Será que ele não vai ter fome?
E se tiver cólicas, como nós o vamos poder ajudar?
Que atitudes podemos tomar para ajudar o nosso bebé a desenvolver-se da melhor forma?
Todas estas dúvidas e inseguranças que muitas vezes assolam os pais, têm um peso enorme para o casal, pois com o aumento das cidades, da população de uma forma geral, acabam muitas vezes por se sentirem sós, sobrando um vazio de referências e experiências essenciais após o nascimento do bebé.
Grande parte destes casais não tem crianças por perto, nunca pegaram num bebé, nunca mudaram uma fralda, nunca viram ninguém a amamentar, num deram banho a um ser tão pequeno como aquele que dentro de alguns meses irá fazer parte das suas vidas.
Ao mesmo tempo que surgem questões, existe cada vez maior interesse por parte das mulheres/casais por uma procura de informação no que diz respeito à gravidez e aos cuidados a ter com um bebé, havendo cada vez mais mulheres/casais que procuram preparar-se para o nascimento do seu filho participando em encontros de Preparação e Educação para o Nascimento.
Os Cursos de Preparação e Educação para o Nascimento têm como objectivo dar resposta a muitas das necessidades dos pais, onde se busca, através das dinâmicas utilizadas, a aquisição de conhecimentos, possibilitando aos casais, o esclarecimento de dúvidas e a partilha de sentimentos e experiências significativos neste período das suas vidas.
Estes encontros, são acompanhados por um fisioterapeuta auxiliado por mais profissionais de saúde, que procuram ajudar os pais a desenvolver estratégias para a resolução de problemas concretos, como, aliviar queixas, através de exercícios de mobilidade e posturas de alívio de dor, assim como a exploração de uma vasta gama de temas, como os cuidados gerais com a grávida, estratégias que possam facilitar o trabalho de parto, assim como, os padrões respiratórios de cada fase do mesmo. O fisioterapeuta terá um papel importante na contribuição para o conhecimento do mecanismo de aleitamento, ajudando a mãe a encontrar o caminho para a amamentação. Torna-se fundamental ainda, fornecer ensinamento aos pais, sobre os cuidados a ter com o bebé.
Para além disso é dado ênfase aos processos de educação e desenvolvimento do bebé, dando especial realce à interacção da tríade mãe/pai/bebé. No final de cada sessão será guardado um momento para o relaxamento do casal.
Preferencialmente, os Cursos de Preparação e Educação para o Nascimento, deveram iniciar-se pela 27ª semana de gravidez, e serão realizados semanalmente, com a permanência de cerca de noventa minutos, durante 8 semanas, em grupos de 3 a 4 grávidas/casais.
Toda a mulher grávida, o seu parceiro ou qualquer outro acompanhante poderá frequentar estes encontros, ressalvando qualquer indicação médica de repouso absoluto por parte da grávida.
O objectivo final destes encontros pré-natais é o alcance de uma gravidez plena, capacitando os futuros pais para as alterações que uma nova vida trás à vivência de um casal.
Rute Borges
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial