Preparação e Educação para o Nascimento

O início da vida começa quando um casal se une e dessa ligação brota no ventre da mulher um novo ser, que é amado desde o dia em que é percebido pelos seus progenitores. As dúvidas surgem e talvez por isso, aqui estamos nós... Estimulopraxis - Telheiras Tel. 21 7104130 Zuddhakidz - Lumiar Tel. 916 292 881

quinta-feira

Importância dos Músculos do Períneo na Grávida

O pavimento pélvico, também conhecido como períneo, é o conjunto dos tecidos moles (músculos, fáscias, vasos sanguíneos e nervos) que, no homem e na mulher, formam a parede inferior da cavidade abdominal. Esses músculos têm importância na sustentação do peso e nos esforços. Quando o indivíduo tosse, espirra, carrega peso, esses músculos aumentam o seu estado de tensão, suportando e dividindo as pressões com as paredes do abdómen.

Na posição de quadrúpede eram os abdominais que suportavam o peso das vísceras, enquanto que a posição bípede impõe que esse peso seja suportado pelo períneo, obrigando as estruturas perineais a resistir a um conjunto de forças para as quais inicialmente não estavam preparadas, sendo importante perceber e trabalhar a capacidade dos referidos músculos. Especialmente nas mulheres isso é ainda mais importante, pois durante a gravidez, ainda têm que suportar o peso do útero e do bebé.

Durante o crescimento do bebé dentro da barriga da mãe, estes músculos vão sofrendo cargas suplementares, que se não estiverem devidamente fortalecidos, leva a perdas de urinas, gases e fezes, quando são sujeitos a esforços adicionais.

Torna-se importante ter alguns cuidados. Quando existe vontade de urinar ou de defecar, deverá ser feito de imediato. Segurar a urina pode provocar uma distensão na bexiga, forçando o esfíncter, facilitando a incontinência urinária, podendo levar a infecções indesejadas. O mesmo acontece em relação às fezes, que vão secando no intestino, facilitando o aparecimento da prisão de ventre, de hemorróidas e da dificuldade em segurar os gases.

No parto vaginal, quando a mulher é cortada na vulva (episiotomia) ou foi utilizada ajuda mecânica de fórceps, pode prejudicar mais ainda esses músculos. Antigamente acreditava-se que para preservar a vagina e a vulva, se deveria fazer episiotomia em todas as mulheres. Hoje sabe-se que por vezes, a episiotomia é prejudicial, e que deve ser evitada, pois piora o estado genital das mulheres ao invés de preservá-lo. Obviamente existem casos que esta técnica é fundamental e necessária para o nascimento e saúde do recém-nascido.

O reforço da musculatura perineal durante a gravidez, através da realização de exercícios pélvicos é fundamental para manter a força e a tonicidade desses músculos, funcionando como uma forte arma contra a incontinência urinária e fecal. Tanto no parto como na relação sexual, este reforço impede as perdas indesejadas de urina ou fezes, auxiliando a expulsão do bebé no momento do parto e proporcionando uma maior percepção vaginal e uma participação activa da mulher durante o acto sexual.

É através dos cursos de preparação e educação para o nascimento que qualquer grávida, junto de um profissional de saúde habilitado se pode informar e aprender a trabalhar estes músculos essenciais à qualidade de vida de qualquer mulher.

Rute Borges

<<<